Tipos de chamines

Sempre que olhamos para a chaminé da nossa casa, ela é no seu todo igual as chaminés de todas as casas que conhecemos .
A forma de retrata-la geralmente e sempre como uma chaminé construída em tijolo ou em pedra que sobressai do telhado de uma edificação.
Porem a tecnologia dos edifícios modernos e dos equipamentos que utilizamos nas nossas casas exigiram que fossem criadas outras categorias de chaminés , tornando estas mais complicadas tanto na forma de construção como na do seu funcionamento .
Nos dias de hoje podemos assim dividir as chaminés em vários tipos 


                                                           TIPOS DE CHAMINÉS

Chaminés individuais singulares

São chaminés apenas compostas pelo corpo principal sendo totalmente amplas no seu interior .
São construídas em tijolo ou em pedra, aliam-se muitas vezes a estilos arquitectónicos dependendo da região do Pais onde se encontram inseridas.
A sua construção deve sempre cumprir as regras estabelecidas pelo RGEU( Regulamento Geral de Edificações Urbanas) referente a este tipo de equipamento; O que nem sempre acontece !
Este tipo de chaminés aplica-se quando servem apenas um tipo de aparelhagem de fumos ou de cozinha sendo o mais comum em moradias individuais. 


Chaminés de condutas individuais

São chaminés que equipam os edifícios multi-familiares ( prédios ) sendo o corpo da chaminé construído em tijolo ou em concretos de betão pré-fabricado, percorrendo o edifício na sua vertical desde o R/Chão ate ao topo do telhado.
No interior é dividida com tubagem metálica ou com tijolo de forma a ficarem isoladas umas das outras e as quais se aplica o nome de condutas de chaminé, pertencendo assim uma conduta exclusivamente a cada fracção .
Estas chaminés requerem regras de construção exigentes de forma a poderem ser eficazes no seu bom desempenho como poderão constatar mais adiante .


Chaminés colectivas

São chaminés que equipam os edifícios multi-familiares ( prédios) sendo apenas compostas pelo corpo principal da chaminé construído em tijolo ou em concretos de betão pré-fabricados, percorrendo o edifício na sua vertical desde o R/Chão ate ao topo do telhado.
Este tipo de chaminés é totalmente desaconselhado pois é sempre causador de retorno de cheiros de umas fracções para outras não sendo eficiente de forma alguma na limpeza de gazes e cheiros.
Podemos por vezes encontrar algumas equipadas com motores ao nível do capelo o que para alem de ruidosas leva a um grande desperdício de energia eléctrica e a um custo monetário extra, pois requer manutenções mais regulares aos aparelhos .
Quando equipam chaminés que servem aparelhos de combustão ( Lareiras ou recuperadores de calor ) são causadores de um excessivo consumo de lenha pois aumenta a circulação dos fluxos de ar, extraindo para alem dos gazes que não são queimados pela combustão, todo o calor que deveria ficar na habitação para o aquecimento da mesma .


Chaminés de aspiração central

São sistemas de condutas de chaminés que se aplicam nas cozinhas e casas de banho funcionando da mesma forma que as chaminés colectivas quando equipadas com motores de extracção ao nível do capelo.
Estes sistemas de condutas são equipados com uma central de aspiração composta por motores e turbinas de extracção instalados ao nível da cobertura do edifício.
Tendo como inconvenientes os mesmos das condutas colectivas, não é aconselhado a sua utilização.
 

© 2015 joalegre 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora